terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dia 26 de Setembro dia nacional do Surdo

Dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo, instituído pela Lei 11.976 de 2008. A escolha da data é uma homenagem à fundação da primeira escola de surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Programa Escola Acessível



Apresentação do programa


O Ministério da Educação em parceria com os Sistemas de Ensino implementa políticas públicas visando assegurar o direito à educação e promover autonomia e independência das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no contexto escolar. Nesta perspectiva, os sistemas de ensino modificam sua organização, assegurando aos estudantes público alvo da educação especial, matrícula nas classes comuns e oferta do atendimento educacional especializado, previsto no projeto político pedagógico da escola.
O Programa Escola Acessível constitui uma medida estruturante para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, concorrendo para a efetivação da meta de inclusão plena, condição indispensável para uma educação de qualidade.
O presente documento objetiva orientar os sistemas de ensino na implementação do Programa Escola Acessível, em 2012, ação que integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. 4

Objetivo


Promover a acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes o direito de compartilharem os espaços comuns de aprendizagem, por meio da acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e às comunicações e informações.

Implementação do programa escola acessível


Na implementação do programa, os sistemas de ensino deverão orientar-se pelo princípio do desenho universal, pelas normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR 9050/2004), pelo decreto 6.949/2009 e pelo Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas: o direito à escola acessível. Convém destacar que o Programa Escola Acessível objetiva, prioritariamente, promover acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares. Não obstante, prevê, também, a possibilidade de aquisição de recursos de alta tecnologia assistiva, além daqueles existentes nas Salas de Recursos Multifuncionais. O desenvolvimento desta ação resulta da parceria entre o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, das Secretarias de Educação (Entidades Executoras – EEx) e das escolas (Unidades Executoras – UEx) contempladas, destacam-se, a seguir, as atribuições de cada ente envolvido.

Financiamento


Conforme estabelecido pelo Decreto Nº 7.611/2011, a União apoia as ações de acessibilidade arquitetônica, bem como aquelas destinadas à disponibilização de tecnologia assistiva. Para tanto, a Resolução FNDE Nº 27/2012, dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, a fim de implementar o Programa Escola Acessível.

Em 2011, o programa contemplou as escolas de educação básica com Salas de Recursos Multifuncionais implantadas em 2009, que tinham registrado no senso escolar MEC/INEP/2010, matricula de estudantes público alvo da educação especial em classes comuns do ensino regular. Sendo que 11 escolas de Unaí-MG foram contempladas com este recurso, sendo as seguintes escolas e seus respectivos valores.

http://painel.mec.gov.br/imagens/menos.gifUnaí
79.000,00
TOTAL DE REGISTROS : 11  
Qtde R$
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AQUARELA
7.000,00
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRANCA DE NEVE
6.000,00
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL FREI CECILIO BRUGGEMAN
6.000,00
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL GERALDO JOSÉ MARTINS
7.000,00
EM EVA MARIA VIEIRA
7.000,00
EM N SRA DE FATIMA
7.000,00
EM PE JOSE DE ANCHIETA
7.000,00
EM PROFA GLORIA MOREIRA
9.000,00
EM PROFA JOVELMIRA J VASCONCELOS
7.000,00
EM TEODORO CAMPOS
7.000,00
EM TOMAZ PINTO DA SILVA
9.000,00
Totais:
79.000,00
Fonte: http://painel.mec.gov.br/painel/detalhamentoIndicador/detalhes/pais/acaid/30

Disponível em :http://painel.mec.gov.br/

No ano de 2012 4 escola Municipais de Unaí_MG foram contempladas com o programa escola acessível, sendo elas:

·         Centro de Educação Infantil Ursinhos Carinhosos;
·         Escola Municipal Terezinha Rezende;
·         Pré escolar Municipal Pequeno Polegar;
·         Pré escolar Municipal Pinóquio;

De acordo com o artigo 4º, os referidos recursos serão destinados tomando como parâmetros os intervalos de classe de número de estudantes e os correspondentes valores, indicados na tabela a seguir, ou seja cada escola receberá o valor correspondente a tabela tendo como parâmetro o numero de alunos de alunos.


Intervalo de Classe de Número de Estudantes
Custeio – R$
(80%)
Capital – R$
(20%)
Total – R$
Até 199
6.640,00
1.660,00
8.300,00
200 a 499
8.000,00
2.000,00
10.000,00
500 a 1000
10.000,00
2.500,00
12.500,00
Acima de 1000
12.000,00
3.000,00
15.000,00



Relação das escolas contempladas pelo Programa Escola Acessível 2012.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Escolas de Unaí-MG contempladas com as Salas de Recurso Multifuncional 2009


Escolas do Municipais de Unaí-MG contempladas com as salas de Recursos Multifuncionais 2009, para o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado oferecidas pelo MEC/SEESP atual  SECAD Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AQUARELA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRANCA DE NEVE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL FREI CECILIO BRUGGMAN
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL GERALDO JOSÉ MARTINS
ESCOLA MUNICIPAL EVA MARIA VIEIRA
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSE DE ANCHIETA
ESCOLA MUNICIPAL GLORIA MOREIRA
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JOVELMIRA JACINTO VASCONCELOS
ESCOLA MUNICIPAL TEODORO CAMPOS
ESCOLA MUNICIPAL TOMAZ PINTO DA SILVA


Acesse o demostrativo da distribuição 2009 das salas de Recurso Multifuncional de todo o país, e verifique as escolas de Unaí-MG comtempladas no mesmo ano.


O que é o AEE-Atendimento Educacional Especializado


O que é o AEE?

O Atendimento Educacional Especializado – AEE, é um atendimento ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação que estão matriculados nas classes comuns do ensino regular .

Qual é função do AEE?


De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade (recursos de acessibilidadena educação aqueles que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos comdeficiência ou mobilidade reduzida, promovendo a utilização dos materiais didáticos epedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação einformação, dos transportes e dos demais serviços) e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.


Quais são os alunos público - alvo do AEE?


De acordo com o Art. 4 da Resolução nº 4 de 02 de outubro de 2009, os alunos publico alvo do AEE, são os alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação, são também público do AEE  alunos com altas habilidades/superdotação “ aqueles que apresentam um potencial
elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade”.

Onde deverá ser ofertado o AEE?


O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.
Os alunos matriculados no AEE serão contabilizados duplamente, no âmbito do FUNDEB, de acordo com o Decreto nº 6.571/2008.

Qual o perfil do professor para  atuar no AEE?

                                                                                         
 Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para
o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.  São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:

·        identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
·        elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
·         organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
·        acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
·        estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
·        orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
·        ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
·        estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias  que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.