domingo, 24 de fevereiro de 2013

Abordando a deficiência visual

 Deficiência Visual


Segundo a American Foundation for the Blind (1961), a definição de deficiência visual é quantitativa. É considerada cegueira a acuidade visual de 6/60 ou menos no melhor olho com correção apropriada, e uma restrição do campo visual menor que 20 graus, caracterizando a “visão de túnel” (6/60 significa que a pessoa precisa de uma distância de seis metros para ler o que normalmente se leria a sessenta metros).
Uma pessoa com baixa visão é aquela que possui seu funcionamento visual comprometido, mesmo após tratamento e/ou correção de erros refracionais comuns. Ela tem acuidade visual inferior a 10 graus de seu ponto de fixação (20/200 a 20/70 pés no melhor olho após correção máxima) mas, apesar disso, utiliza ou é possivelmente capaz de utilizar a visão para o planejamento e a execução de uma tarefa. Informações da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal

Aqui vão dicas de duas histórias que podem ser utilizadas como forma de abordar a deficiência visual em sala de aula. São histórias lindas que encontrei em minhas andanças pela netnet e que também pode ser conferido no site: http://aprendizagemafetiva.blogspot.com.br/search/label/defici%C3%AAncia%20visual


Para abordar problemas de Visão


































Para se abordar a Deficiência Visual


Para abordar a Deficiencia Visual