quinta-feira, 13 de junho de 2013

ESCOLAS DE UNAÍ-MG SÃO CONTEMPLADAS COM O RECURSO PDDE ESCOLA ACESSÍVEL




PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL


   O Ministério da Educação/MEC por meio da Secretaria de Educação Especial/SEESP (hoje SECADI) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/ FNDE, implementa o Programa Escola Acessível, que objetiva a promoção da acessibilidade e apoio à inclusão escolar dos alunos público - alvo da educação especial em classes comuns do ensino regular.

OBJETIVO: Promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.

AÇÕES:
 O Programa disponibiliza recursos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, às escolas contempladas pelo Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. No âmbito deste programa são financiáveis as seguintes ações:
·                     Adequação arquitetônica: rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora;
·                     Aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistiva, bebedouros e mobiliários acessíveis;

Como acessar: As escolas contempladas, conforme relação anual publicada em Resolução FNDE/PDDE – Escola Acessível, efetivam cadastro no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação - SIMEC, onde inserem o plano de atendimento contendo o planejamento de utilização dos recursos.

LISTA DAS ESCOLAS DE UNAÍ COMTEPLADAS PELO ESCOLA ACESSÍVEL 2012\20

         

ESCOLAS DE UNAÍ COMTEMPLADAS PELO PDDE-ESCOLA ACESSÍVEL EM 2012
31296171
MG
UNAI
C MUN EDUC INF BOM JESUS
31332763
MG
UNAI
CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL URSINHOS CARINHOSOS
31114235
MG
UNAI
EM TEREZINHA REZENDE
31262803
MG
UNAI
PEM PEQUENO POLEGAR
31262820
MG
UNAI
PEM PINOQUIO



RELAÇÃO DAS ESCOLAS QUE SERÃO CONTEMPLADAS COM OS RECURSOS DO PDDE ACESSIBILIDADE 2013
MG
UNAI
31114367
EM STO ANTONIO
MG
UNAI
31112909
EM ADELIA RODRIGUES MARQUES
MG
UNAI
31224006
EM DR ISRAEL PINHEIRO


Queridos gestores, os recursos são para realizar a acessibilidade das escolas e aquisição de materiais de alta tecnologia! NÃO SE ESQUEÇAM DESTE GRANDE DETALHE !!!!! Tem que fazer o Plano de Atendimento planejando todas as ações.

SÃO EXEMPLOS DE MATERIAIS DE ALTA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AQUISIÇÃO COM ESTES RECURSOS:

     Acionadores especiais, mouses adaptados, teclados especiais, além de hardwares especiais como impressoras Braille, monitores com telas sensíveis ao toque, caneta falante, vocalizadores de todos os tipos, teclado, sofware, vocalizador, barra do banheiro, mesa adaptada; cadeiras: de roda, cadeira de assento, de plano inclinado, programa de boardmaker, etc.
Segundo Fabiana Soares coordenadora Geral da Política de Acessibilidade na Escola a  “A expressão aquisição de materiais e bens” está relacionada à “construção e adequação de rampas, alargamento de portas e passagens, instalação de corrimão, construção e adequação de sanitários para acessibilidade e colocação de sinalização visual, tátil e sonora”.

Portanto, os itens como jogos, materiais didáticos, painéis e afins não serão financiados pelo programa.

Outras informações podem obtidas junto ao MEC.

Fabiana Soares
Programa Escola Acessível
Coordenação Geral da Política de Acessibilidade na Escola - CGPAE
Diretoria de Políticas de Educação Especial - DPEE
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI
Ministério da Educação - MEC
(61) 2022-7673

Ou pelo e-mail (escola.acessivel@mec.gov.br)







Nenhum comentário:

Postar um comentário