Acessibilidade
Alguns softwares foram desenvolvidos para atender a alguns tipos de deficiência, mais especificamente a visual e a auditiva.
Mecdaisy
Mecdaisy é uma inovação tecnológica que permite a produção de livros em formato digital acessível, possibilitando a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravada ou sintetizada. Esse padrão apresenta facilidade de navegação pelo texto, permitindo a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos. Possibilita, também, a anexação de anotações aos arquivos do livro, exportação do texto para impressão em braille, bem como a leitura em caractere ampliado. Todo texto é indexado, facilitando, assim, a manipulação através de índices ou buscas rápidas.
Monet / Braille Fácil
Monet é um software desenvolvido para se desenhar gráficos em uma impressora braille. Pode ser utilizado sozinho ou em conjunto com o software Braille Fácil, o qual permite a criação de uma impressão braille rápida e fácil.
O programa é composto de
- editor de textos integrador;
- editor gráfico para gráficos táteis;
- pré-visualizador da impressão Braille;
- impressor Braille automatizado;
- simulador de teclado Braille;
- utilitários para retoque em Braille;
- utilitários para facilitar a digitação.
Dirce – Tocador Daisy 2 e 3
Dirce é mais um programa livre e serve para gravar áudios. O tocador DIRCE lê e toca áudios-livros e é também desenvolvido para reproduzi-los e permitir sua navegação entre páginas, capítulos, parágrafos e frases.
Correio Braille
Pioneiro no Brasil, o correio braille facilita o contato entre pessoas cegas ou deficientes visuais e aquelas que não possuem esse tipo de limitação, mas que desejam manter uma correspondência ativa com essas pessoas. Através desse recurso é possível que qualquer pessoa possa enviar uma carta em braille para qualquer lugar do Brasil.
Dicionário de Libras
O Dicionário de Libras possui essa versão online e também a versão distribuida em CD-ROM. A versão em CD já possui mais de 115 mil cópias e pode ser solicitada ao INES.
Diponível em: http://www.gime.ufjf.br/gime/acessibilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário