O
que é o AEE?
O Atendimento Educacional Especializado
– AEE, é um atendimento ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em
centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de
instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos
aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação que estão matriculados nas classes comuns do ensino
regular .
Qual é função do AEE?
De acordo com a RESOLUÇÃO
Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 o AEE tem como função complementar ou
suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços,
recursos de acessibilidade (recursos de acessibilidadena educação aqueles que
asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos comdeficiência ou
mobilidade reduzida, promovendo a utilização dos materiais didáticos
epedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de
comunicação einformação, dos transportes e dos demais serviços) e estratégias
que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e
desenvolvimento de sua aprendizagem.
Quais são os alunos público - alvo do AEE?
De acordo com o Art. 4 da Resolução nº
4 de 02 de outubro de 2009, os alunos publico alvo do AEE, são os alunos com
deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física,
intelectual, mental ou sensorial, alunos com transtornos globais do
desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no
desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na
comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com
autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno
desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação,
são também público do AEE alunos com
altas habilidades/superdotação “ aqueles que apresentam um potencial
elevado e grande envolvimento com as
áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança,
psicomotora, artes e criatividade”.
Onde deverá ser ofertado o AEE?
O AEE é realizado, prioritariamente, na
sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino
regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes
comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional
Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou
filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou
órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.
Os alunos matriculados no AEE serão
contabilizados duplamente, no âmbito do FUNDEB, de acordo com o Decreto nº
6.571/2008.
Qual o perfil do professor para atuar no AEE?
Para atuação no AEE, o professor deve ter formação
inicial que o habilite para
o exercício da docência e formação
específica para a Educação Especial. São
atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:
·
identificar,
elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade
e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da
Educação Especial;
·
elaborar
e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade
e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
·
organizar o tipo e o número de atendimentos
aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
·
acompanhar
a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade
na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
·
estabelecer
parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização
de recursos de acessibilidade;
·
orientar
professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados
pelo aluno;
·
ensinar e
usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos
alunos, promovendo autonomia e participação;
·
estabelecer
articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização
dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que
promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
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