terça-feira, 25 de setembro de 2012

Programa Escola Acessível



Apresentação do programa


O Ministério da Educação em parceria com os Sistemas de Ensino implementa políticas públicas visando assegurar o direito à educação e promover autonomia e independência das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no contexto escolar. Nesta perspectiva, os sistemas de ensino modificam sua organização, assegurando aos estudantes público alvo da educação especial, matrícula nas classes comuns e oferta do atendimento educacional especializado, previsto no projeto político pedagógico da escola.
O Programa Escola Acessível constitui uma medida estruturante para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, concorrendo para a efetivação da meta de inclusão plena, condição indispensável para uma educação de qualidade.
O presente documento objetiva orientar os sistemas de ensino na implementação do Programa Escola Acessível, em 2012, ação que integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. 4

Objetivo


Promover a acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes o direito de compartilharem os espaços comuns de aprendizagem, por meio da acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e às comunicações e informações.

Implementação do programa escola acessível


Na implementação do programa, os sistemas de ensino deverão orientar-se pelo princípio do desenho universal, pelas normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR 9050/2004), pelo decreto 6.949/2009 e pelo Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas: o direito à escola acessível. Convém destacar que o Programa Escola Acessível objetiva, prioritariamente, promover acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares. Não obstante, prevê, também, a possibilidade de aquisição de recursos de alta tecnologia assistiva, além daqueles existentes nas Salas de Recursos Multifuncionais. O desenvolvimento desta ação resulta da parceria entre o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, das Secretarias de Educação (Entidades Executoras – EEx) e das escolas (Unidades Executoras – UEx) contempladas, destacam-se, a seguir, as atribuições de cada ente envolvido.

Financiamento


Conforme estabelecido pelo Decreto Nº 7.611/2011, a União apoia as ações de acessibilidade arquitetônica, bem como aquelas destinadas à disponibilização de tecnologia assistiva. Para tanto, a Resolução FNDE Nº 27/2012, dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, a fim de implementar o Programa Escola Acessível.

Em 2011, o programa contemplou as escolas de educação básica com Salas de Recursos Multifuncionais implantadas em 2009, que tinham registrado no senso escolar MEC/INEP/2010, matricula de estudantes público alvo da educação especial em classes comuns do ensino regular. Sendo que 11 escolas de Unaí-MG foram contempladas com este recurso, sendo as seguintes escolas e seus respectivos valores.

http://painel.mec.gov.br/imagens/menos.gifUnaí
79.000,00
TOTAL DE REGISTROS : 11  
Qtde R$
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AQUARELA
7.000,00
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRANCA DE NEVE
6.000,00
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL FREI CECILIO BRUGGEMAN
6.000,00
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL GERALDO JOSÉ MARTINS
7.000,00
EM EVA MARIA VIEIRA
7.000,00
EM N SRA DE FATIMA
7.000,00
EM PE JOSE DE ANCHIETA
7.000,00
EM PROFA GLORIA MOREIRA
9.000,00
EM PROFA JOVELMIRA J VASCONCELOS
7.000,00
EM TEODORO CAMPOS
7.000,00
EM TOMAZ PINTO DA SILVA
9.000,00
Totais:
79.000,00
Fonte: http://painel.mec.gov.br/painel/detalhamentoIndicador/detalhes/pais/acaid/30

Disponível em :http://painel.mec.gov.br/

No ano de 2012 4 escola Municipais de Unaí_MG foram contempladas com o programa escola acessível, sendo elas:

·         Centro de Educação Infantil Ursinhos Carinhosos;
·         Escola Municipal Terezinha Rezende;
·         Pré escolar Municipal Pequeno Polegar;
·         Pré escolar Municipal Pinóquio;

De acordo com o artigo 4º, os referidos recursos serão destinados tomando como parâmetros os intervalos de classe de número de estudantes e os correspondentes valores, indicados na tabela a seguir, ou seja cada escola receberá o valor correspondente a tabela tendo como parâmetro o numero de alunos de alunos.


Intervalo de Classe de Número de Estudantes
Custeio – R$
(80%)
Capital – R$
(20%)
Total – R$
Até 199
6.640,00
1.660,00
8.300,00
200 a 499
8.000,00
2.000,00
10.000,00
500 a 1000
10.000,00
2.500,00
12.500,00
Acima de 1000
12.000,00
3.000,00
15.000,00



Relação das escolas contempladas pelo Programa Escola Acessível 2012.


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